Confecção

Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background
Slide background


Identifique um bom uniforme personalizado

Categoria : Confecção

Identifique um bom uniforme personalizado. Não é uma tarefa fácil para um pessoa leiga em confecção de roupas, identificar bons uniformes esportivos de outros produtos de qualidade mediana ou baixa. São muitos fatores a observar em seu uniforme esportivo que definem sua qualidade e, normalmente a qualidade do mesmo esta atrelada a detalhes e capricho na fabricação. Confira abaixo algumas dicas para você conseguir diferenciar o joio do trigo na compra de seus uniformes esportivos:

Confecção tecidos

Um dos fatores mais importante e, o que no final das contas, irá definir o valor final dos uniformes esportivos. Basicamente o tecido para um bom uniforme esportivo deve ser composto de polyéster, normalmente 100% polyéster, ou misturas com outros compostos como elastano ou poliamida. O Polyéster é indicado devido a suas características de secagem e resistência. Você já notou como camisas de futebol secam muito mais rápido que uma camiseta casual de malha algodão. Essa propriedade de secagem rápida ajuda muito durante a atividade física, seja futebol, atletismo, vôlei ou qualquer outro esporte. A leveza do polyéster confere mais um ponto positivo aos uniformes esportivos, pois, em atividade física quanto mais agradável e leve o tecido melhor o desempenho do atleta.

No entanto, existem diversas variações de tecido a base de polyéster no mercado para fabricação de uniformes esportivos e, nem sempre, possuem a qualidade esperada. Para analisar a qualidade do tecido você pode simplesmente manuseá-lo e notar como se composta. Estique-o, amasse-o, coloque sobre o braço e analise a transparência. Quando esticar o tecido de polyéster ele não deve perder seu toque original e também não deve esticar muito. Tecidos a base de polyéster que esticam muito, normalmente são misturas com elastano e possuem uma baixa qualidade e resistência. A poliamida e um tecido bom para fabricação de uniformes esportivos, porém, não possui uma secagem eficiente como o polyéster e, em geral, custa 50% mais.

Confecção costuras

Outro fator importantíssimo na qualidade de uniformes esportivos personalizados é a costura dos mesmos, afinal quem não possui em caso um short ou calção que tem seu fundo descosturado? A costura normalmente mostra a qualidade dos uniformes esportivos de uma empresa (fábrica). Em termos técnicos, a costura tem que ter um ponto bem regulado, para que não fique frouxa e assim, perdendo sua resistência. Em português, a costura não pode estar feia, com muitos remendos e quando você estica o tecido, o vinco da costura (a junção dos tecidos) não pode deixar aparecer as linhas da costura. Algumas empresas com um produto de melhor qualidade usam costuras duplas, fáceis de identificar nas peças, oferecendo assim maior resistência aos uniformes esportivos.

Confecção golas e barras

As golas dos uniformes esportivos é outro ponto a se analisar na compra, pois, como é uma costura mais complexa, mostra a qualidade e capacidade de uma empresa fazer produtos de qualidade. Inicialmente, a gola deve estar alinhada com toda a camisa ( não são raros os exemplos de golas tortas que você pode encontrar por ai). A costura interna, que segura a etiqueta deve estar perfeita, ou ainda, nem aparecer, pois é possível colocar um viés (uma tira de tecido) que esconde a costura e deixa muito bonita a camisa.

As barras da uniformes esportivos, a parte extrema do tecido que é dobrada e costurada, é onde esta a costura que mais frequentemente quebra. Normalmente as barras quebram pois é onde o tecido pode ser muito esticado ou no caso de um puxão (no futebol) pela camisa, a pressão sobre a costura arrebenta. Nesse caso você deve estar atento na compra para ver se a barra não possui nenhuma falha na costura ou muitas emendas que ira diminuir sua resistência.

Confecção personalizada e estampas

As estampas são um caso a parte para o uniforme esportivo. Elas irão definir se sue uniforme é bonito ou não, ou se terá uma grande durabilidade ou não. Vamos analisar a estampa em dois fatores distintos: beleza e durabilidade.

A beleza de uma estampa esta normalmente atribuída ao seu brilho, toque suave e maciez. No entanto nem sempre uma estampa assim será resistente e também uma estampa feita ou não tão bonita é garantia de uso das melhores técnicas de estamparia. Para se estampar uniformes esportivos é utilizado algumas técnicas, são elas: Serigrafia, transfer sublimático, transfer de película, e algumas outras variantes transfer.

 – A Serigrafia em uniformes esportivos é feita com tintas a base de água e garante uma grande durabilidade da estampa. Nem sempre o toque é macio, e o resultado das cores são vibrantes, ou seja, nem sempre o fornecedor domina completamente a técnica a ponto de chegar a um resultado satisfatório. Fique atento e peça para mostrar alguns exemplos de peças estampadas;

– Transfer Sublimático é muito utilizado em uniformes esportivos. Os melhores exemplos são as camisas listradas ou com desenhos grandes e sem toque. Suas características de durabilidade são muito boas e até superiores a serigrafia. Normalmente você consegue identificar o transfer sublimático quando a estampa parece estar fundida com o tecido e não tem toque. Muito recomendado;

– Transfer de película é ma tecnologia recente e já é muito utilizada. Essa estampa é polêmica, pois, pode variar de uma qualidade espetacular a uma estampa medíocre, depende da película utilizada. Normalmente é utilizada para escrever nomes e números nos uniformes esportivos. Sempre pergunte ao fabricante sobre a qualidade das películas e se o mesmo oferece um tempo de garantia. Opte também por fabricantes que utilizam material importado e de alta qualidade, mesmo que o preço seja um pouco maior, opte pela qualidade que não se arrependerá.

Confecção com qualidade

A garantia do fabricante, por fim, após analisar tudo isso, é sempre interessante que o fabricante ou loja ofereça uma garantia sobre seus uniformes esportivos. Afinal de contas se ele confia em sua própria qualidade, você também poderá confiar.



Artigos Relacionados

SaaS | Sistema ERP | Software CRM | Marketing Digital | Sites | Hospedagem