Uniformes e Tendências
Uniforme certo para cozinha e chefes
Uniforme certo para cozinha e chefes. Os uniformes profissionais não têm apenas a função de padronizar e identificar funcionários, mas também de protegê-los. No caso de funcionários de uma cozinha ou restaurante, por exemplo, o uniforme (quando bem higienizado) ajuda a evitar a contaminação de alimentos e bebidas preparados no local.
As roupas devem ser sempre de cor clara, de forma que seja possível identificar com facilidade a presença de manchas ou indicativos de que é hora de lavá-las.
Até mesmo o tecido do uniforme faz diferença, segundo recomendações da Associação Brasileira das Empresas de Refeições Coletivas (Aberc). Os aventais devem ser de algodão natural e poliéster, pois são mais leves e permitem tanto a ventilação quanto a absorção do suor. Assim, essa mistura de tecidos é confortável, fácil de usar e não desgasta com facilidade: tudo o que é preciso em um uniforme. Além disso, o poliéster é o tecido mais indicado para a não contaminação, já que por ser liso as bactérias não aderem a ele.
Independentemente da sujeira aparente, os uniformes devem ser trocados diariamente devido ao suor absorvido. O tecido deve ser bem lavado e passado para que todas as possíveis bactérias sejam eliminadas. Para o trabalho em cozinhas recomenda-se ainda o uso de um avental plástico em cima do uniforme, aumentando a proteção contra contaminação.
Nesses ambientes os calçados também ganham destaque e devem ser totalmente fechados, impermeáveis e com solas que não derrapem – é comum o piso estar molhado para higienização ou devido a algum acidente com líquidos.